1º Olhar e sentir;
Qual a cor da capa do seu charuto?
- Candela - Claro - Natural - Rosado - Colorado Maduro - Maduro - Double Maduro
E a aparência?
- Oleosa - Venosa
Aperte gentilmente seu charuto para avaliar sua textura, ele pode ser:
- Macio, esponjoso ou firme - Seco e rachado, umidificado
2° Aromas a frio;
- Cheire a capa e o pé do charuto. Essas aromas podem estar presente na sua degustação ou não. - Segure o charuto encostado na narina e puxe até que os aromas surjam.
3º Cortando seu charuto;
Segure o charuto com uma mão, com a outra segure o cortador firmemente, posicione o charuto entre as lâminas do cortador, marcando o mínimo possível para não desenrolar a capa. Assim que tiver a posição ideal, corte firme e sem hesitar.
- Depois do corte experimente o sabor do charuto a frio. Dê puxadas como se estivesse fumando e faça uma pequena degustação antes de acender, você perceberá diferentes notas.
4° Acendimento
Não coloque a chama diretamente em contato com o charuto. A alta temperatura pode destruir os óleos. O ideal é utilizar o calor da chama com alguns centímetros de distância.
5° Degustando
De puxadas lentas e continuas, não mais que 2 puxadas por minuto. Isso vai conservar o seu charuto na temperatura mais baixa possível e você obterá o máximo de sabores.
Tente "mastigar" sua fumaça. Isso ajuda na percepção dos sabores.
Sopre sua fumaça lentamente. Quanto mais devagar você solta mais tempo você terá para apreciar os sabores.
Preste muita atenção na evolução de sabores do seu charuto.
Pode se perceber a mudança de sabores em 3 terços.
Tenha em mão sua roda de sabores enquanto fuma, isso irá ajuda-lo a discernir o que está degustando.
Experimente sentir o retrogosto soprando a fumaça pelo nariz. Inicie com um charuto suave, até se acostumar. Um charuto picante pode trazer uma sensação desagradável nas narinas. Se o retrogosto for muito intenso tente deixar apenas as narinas abertas enquanto solta pela boca.
Enquanto segura a fumaça na boca tente segurar perto do céu da boca fazendo uma bolsa de fumaça.
A maioria dos charutos apresentam notas iniciais que vão se desenvolvendo no decorrer da degustação. Conforme seu paladar amadurece ficará mais fácil de perceber aromas secundários e terciários.
Após soltar toda a fumaça, observe o sabor que o charuto deixa no paladar.
6º Finalizando a degustação;
Espere a queima chegar perto da anilha para removê-la. O calor irá amolecer a cola e será mais fácil de retirá-la, sem correr o risco de danificar a capa do charuto.
Quando o gosto do charuto começa a ficar amargo no último terço significa que está no fim.
Para finalizar não aperte o charuto contra o cinzeiro, deixe-o descansando e ele apagará sozinho. Como dizem os grandes mestres de charuto: "Que ele tenha uma morte digna".
Dicas Extras
- Enxágue a boca com um pouco de água para retirar qualquer sabor anterior à fumada. - Faça anotações! Isso melhora sua concentração e percepção pessoal à degustação. - No momento da degustação tente relaxar e aprecie. - Experimente harmonizar seu charuto com sua bebida favorita. - Degustar charutos é uma experiência muito individual, descubra o que funciona para você.
Comentarios